E se pudesse tomar um banho revigorante sem água e sem custos?

E se pudesse tomar um banho revigorante sem água e sem custos?

18 de setembro de 2023

E se pudesse tomar um banho revigorante sem água e sem custos?

Pois é, existe, e chama-se Shirin Yoku, uma terapia japonesa de banhos de floresta que melhora a saúde e o bem-estar.

Shirin Yoku, traduzido à letra do japonês, significa banhos de floresta e trata-se de uma experiência imersiva através do ato de caminhar pela floresta, fazendo uso dos 5 sentidos para experienciar a natureza de perto.

Banhos de floresta é um conceito criado em 1982, por Tomohide Akiyama, na altura Diretor da Agência Florestal Japonesa, em resposta aos efeitos nocivos da privação generalizada da natureza e à necessidade de proteger as florestas em declínio do Japão. O banho de floresta foi a solução perfeita para ambos. A visão de Tomohide era simples – apostar na saúde e bem-estar da sociedade através da natureza.

O banho de floresta baseia-se no conceito de reciprocidade. À medida que as pessoas buscam mais exposição à natureza e recebem seus benefícios medicinais, elas formam um relacionamento que desperta o desejo de preservá-la.

Na verdade, o corpo humano continua a reconhecer a natureza como a sua casa e como tal, sempre que estamos envoltos na mesma, sentimos uma sensação de conforto, aquela mesma sensação que sentimos quando chegamos a casa depois de um dia de trabalho.

Essa sensação traduz-se fisiologicamente na redução da atividade do nosso sistema nervoso simpático (SNS) e na ativação do sistema nervoso parassimpático (SNPS), permitindo-nos relaxar. Ao fazê-lo recuperamos a nossa função imunológica e reduzimos os níveis de stress – simples.

Com o tempo, o Japão designou 62 das suas florestas recreativas como florestas de terapia certificadas com base no nível de elementos curativos disponíveis. Atualmente, o Japão tem 10 bases de medicina florestal em todo o país com médicos dedicados no local que podem avaliar o seu perfil físico e psicológico antes e depois do Shinrin-Yoku.

Aqui enquadram -se outras terapias da natureza além o Shirin Youku, como a terapia do parque, a terapia da madeira e a terapia das flores/bonsais. A terapia da madeira, por exemplo, consiste em tocar e/ou cheirar pedaços de pinho, carvalho ou cipreste japonês, o que diminui a atividade cerebral do córtex pré-frontal, reduz a atividade do SNS e aumenta a do SNPS, o que tudo junto resulta na diminuição do stress e das doenças associadas ao mesmo, como a depressão, sono desregulado, úlceras e problemas gástricos, doenças cardíacas ou risco de cancro.

A prática de Shinrin Yoku é simples, como tudo na vida. Nós é que tendemos a complicar.

Na sua versão tradicional, tomar um banho de floresta consiste em escolher um local com árvores, caminhar e observar. Depois, é claro, podemos colocar uns “add-ons” como meditação, yoga, observação de estrelas, concertos, entre outras tantas possibilidades. O importante é que goste da atividade que vai realizar. Várias pesquisas realizadas demonstram que existe uma correlação positiva entre o exercício das atividades que realizamos e os efeitos que elas proporcionam, e isso é o mais importante!

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp