Porque é que não há sopas como a da avó?

Porque é que não há sopas como a da avó?

17 de abril de 2023

Neste artigo vamos recuar uns anos atrás e entrar na máquina do tempo…

Porque não há como as sopas da avó?

As sopas da avó são uma iguaria cozinhada com carinho onde, subtilmente, se acrescenta uma pitada de delicadeza e o q.b. de gentileza.
Hoje em dia, existe muita quantidade, muita oferta, contudo, e ao contrário das sopas da avó, a qualidade muitas vezes acaba por sair prejudicada.
Falta brio, falta o toque, falta o cunho e, acima de tudo, falta a singularidade que fazia da sopa da avó, uma sopa ímpar.
Acredito que, se está a ler este artigo, muitas vezes parou para pensar sobre o porquê de as coisas de hoje, na grande sua grande maioria, já não terem o mesmo sabor que tinham antigamente… Aqui entre nós, antigamente, havia mais cuidado com o que se fazia porque, a sopa da avó, para além de uma refeição, dava-nos aquela sensação de estar em casa, aquele sentimento de que “havia alguém que estava lá para nós”.
Nada que se compare com a sopa da avó porque, como a sopa da avó não há igual, mas, cada vez mais, existem pessoas que se enchem de coragem e decidem dedicar o seu tempo, e a sua sabedoria, para nos proporcionar momentos inesquecíveis…
Essas pessoas têm o nome de pequenos produtores e, esta classe, levanta-se todos os dias a saber que não podem muito mas que, com aquilo que podem, presenteiam-nos com produtos idênticos à sopa da avó, algo que pode não ser perfeito mas será, convictamente, bem feito.
Num mundo que anda a correr, aproveite para respirar fundo e usufruir da vida, dos momentos, dos bons tempos e das “pitadas de delicadeza” que todos os dias afloram pelas mãos de pequenos produtores.
Levantemos as nossas mãos e batamos palmas a quem se levanta com o sol e continua de pé quando a lua lhe tira o lugar…
Poderia atrever-me a sugerir que procure pelos pequenos produtores porém, não o irei fazer porque, cada qual, tem direito ao seu livre arbítrio…
Espero que esta perspetiva lhe tenha acrescentado algo, nem que seja um respirar fundo enquanto leu este artigo.

Trate de si.

Cordialmente
João de Almeida
WS

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp