Promovemos escolhas e comportamentos mais conscientes e responsáveis

Promovemos escolhas e comportamentos mais conscientes e responsáveis

19 de março de 2024

Seja bem-vindo(a) caro(a) Leitor(a).
Espero que se encontre bem e claro, que desfrute desta leitura!

Muito se fala sobre a frase: “Uma imagem vale mais do que mil palavras” mas, como a completaria, se o seu começo fosse por “Uma atitude…”?

Imagine que a Dona Maria vai levar a netinha Ana até à escola e, por descuido, a netinha Ana, deixa cair um bocadinho do papel que fazia parte do “embrulho” que aconchegava o pãozinho de manteiga. A Dona Maria, uma senhora muito cuidadosa com a netinha, viu pelo canto do olho algo a sobrevoar a sua menina e, como que por reflexo, olhou para trás e reparou no bocadinho de papel que já se preparava para se repousar no chão. A dona Maria parou a caminhada, apanhou o bocadinho de papel, olhou para a sua menina e disse de uma forma carinhosa “Ana, minha filha, pega nesse bocadinho de papel e coloca-o no papelão. O lugar do papel é naquele contentor azul que está ali na esquina.” A menina lá pegou no bocadinho de papel, colocou-se em bicos de pés e, com um saltinho para ajudar, colocou o bocadinho de papel no papelão.
Pelas 16h, a Dona Maria estava à espera da sua netinha à porta da escola e, enquanto a sua netinha não aparecia, deliciava-se com uma maçã biológica que tinha trazido de casa. Na última trinca, a Dona Maria viu a sua netinha a chegar, saboreou o último pedacinho da maçã, estendeu a mão, foi colocar o papel que envolvia a maçã no papelão e começaram o caminho para casa.
Durante o caminho, a Ana, foi reparando em várias pessoas a atirar papeis e lixo para o chão. Quando chegou a casa perguntou: “Oh vó, porque é que as pessoas dizem que o lixo não se atira para o chão, mas quase toda a gente o atira?”. A Dona Maria, agachou-se, pegou nas mãos da sua netinha e, com um sorriso, disse-lhe: “Minha filha, a maior parte das pessoas fala tão alto com as atitudes que nem as vamos conseguir ouvir por isso, faz apenas a tua parte e mostra pelo teu exemplo”.
Hoje, a Ana tem 35 anos e, enquanto passeia o seu peludinho Buddy pela manhã, “coleciona” os bocadinhos de papel, e de lixo, que encontra no chão, para os colocar onde a avó lhe mostrou que devem ser colocados…

Um até já

Cordialmente
João de Almeida
WS

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp