Promovemos o consumo de produtos naturais, locais e sazonais

Promovemos o consumo de produtos naturais, locais e sazonais

10 de agosto de 2023

Seja bem-vindo(a)
Espero que se encontre bem!

O consumo de produtos naturais, locais e sazonais, por muito incrível que pareça, é equivalente a colocar combustível na máquina que é o nosso país.
Tudo aquilo que existe num supermercado comum, são opções de vários alimentos que, por um preço barato, podemos ter em casa.
Imagine que, por acaso, opta por aquelas bolachas, muito tentadoras, que até estão com aquele desconto de 50%! Muito possivelmente, aquelas bolachas, para além de várias substâncias que não lhe vão ser favoráveis, especialmente se forem consumidas a longo prazo, são alimentos processados e elaborados fora de Portugal.
Se existe algum mal nisto? Depende da lente com que optar por ver a situação.
Se colocar a lente do longo prazo, e se a maioria das pessoas tiver a mesma conduta, o mais provável é que a Dona Maria, que faz aquelas bolachas caseiras, que nunca vão ter desconto, desapareça, porque não consegue competir com os preços baratos das bolachas tentadoras.
Se, por outro lado, colocar a lente do curto prazo, o mais provável é que, por mais evidências que tenha, opte por continuar a comprar as bolachas tentadoras porque alguém, eventualmente, irá acabar por comprar as da Dona Maria.
Independentemente de qual seja a sua lente, pense que, os costumes estão, e vão, desaparecer, a cada bolacha tentadora que é comprada.
E como se pode mudar isto?
Tudo começa e acaba em si ou seja, se optar por comprar produtos locais, estará a contribuir para que a Dona Maria ganhe força para passar o que tão bem faz à sua neta Isabel. Se optar por comprar produtos sazonais, estará a colaborar para que o Sr. José continue a tomar conta do seu pequeno pomar e consiga sustentar a sua família. Se optar por comprar produtos naturais, e aqui o principal ganho vai para si, está a optar por deixar de lado os produtos processados e, aqui, as bolachas tentadoras com 50% de desconto vão ficar na prateleira, o que dá a oportunidade a que as bolachas da Dona Maria consigam sobreviver mais um dia.
Parece a lógica da batata mas é apenas a forma como o Mundo vai continuar a girar.
Independentemente do que escolha, lembre-se, o Mundo muda a cada gesto seu e, mesmo que não goste das bolachas da Dona Maria, ou da fruta do pequeno pomar do Sr. José, pode sempre optar por comprar aquele tomate cherry que foi plantado pela cooperativa dos amigos, até porque, em última instância, tudo aquilo que optar por fazer, vai ajudar a escrever os próximos passos que vão ser dados no Mundo.

Um até já

Cordialmente
João de Almeida
WS

< Voltar aos Artigos de Blog
Whatsapp